Blog & Social

Residências

ESTUDO ABERTO é projeto de residência artística DO ATELIÊ ALê. Aqui artistas têm a oportunidade de expandir sua pesquisa, assumir riscos e concretizar novas idéias.

O programa seleciona artistas e os convida a uma aventura com duração de três meses: viver e criar em Santo Amaro, bairro na zona sul de São Paulo. A residência foi nomeada Estudo Aberto, pois o foco é compartilhar sua experiência com o público e mostrar seus trabalhos finalizados ou ainda em desenvolvimento. Cada artista-residente recebe um estúdio montado e o apoio de nossa equipe. Nesse período, os participantes são estimulados a compartilhar suas ideias e a mergulhar na cena cultural da cidade de São Paulo. O resultado será exibido por duas semanas em nossa galeria. Além disso será realizada uma conversa aberta a comunidade entre o artista e algum critico ou curador chamado especialmente para essa ocasião.

Sobre a residência

Durante os 3 meses de residência o artista terá a sua disposição um espaço de trabalho amplo com duas mesas grandes de 2 x 1,5m cada, painéis de madeira instalados na parede e depósito para materiais. Os horários de trabalho são livres e porém devem ser combinados com nossa equipe que sempre acomodará na medida do possível as necessidades do artista. Biblioteca e videoteca do ateliê podem ser utilizados como material de consulta durante o período. Será cobrada uma taxa mensal para manuntenção do espaço. O ateliê não dispõe de espaço para dormir. Todos os trabalhos produzidos durante o período de residência são propriedade do artista.

“O Ateliê Alê se tornou uma iniciativa muito interessante no aspecto artístico, pois é um dos poucos espaços na cidade que se colocam no sentido de apresentar, analisar e incentivar, em forma de curadorias, a produção de artistas em começo de carreira.”

— Fabio Leão, artista

Residentes • 2018
Residentes • 2017
Residentes • 2016